segunda-feira, 8 de abril de 2013

O Rio de Janeiro continua lindo

Esta semana foi especialmente dura para o Rio de Janeiro. De segunda a sexta, deu para reafirmar aquilo que várias vezes sinto nesta cidade: tudo pode acontecer, e a qualquer momento. Um episódio horrível com dois turistas numa van, algo tão próximo à nossa realidade e por isso tão tremendo, um ônibus que caíu de um viaduto matando várias pessoas, um senhor que caíu do mototaxi aqui na Babilônia e se feriu, a bicicleta de uma amiga roubada na praia Vermelha, debaixo dos olhares dos militares, um atropelamento inexplicável na rua da Pedra do Sal, o taxi onde ia uma amiga (e eu estava quase para ir) que bateu noutro no regresso a casa. 
Enfim. É certo que numa cidade com seis milhões de habitantes, a probabilidade que aconteçam vários episódios assim é maior. Mas também é certo que muitos acidentes e muitos crimes poderiam ser evitados se em geral tudo funcionasse melhor...
Esta semana esses episódios estiveram muito próximos de mim. Mas terminei-a do outro lado da baía da Guanabara, em Niterói, olhando para o perfil iluminado da cidade, debaixo de um céu estrelado e rasgado por aviões constantes, ouvindo o Gilberto Gil cantar,  tocar, emocionar. E, como ele, eu digo (apesar de tudo): O Rio de Janeiro continua lindo!

 

O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
O Rio de Janeiro
Fevereiro e março
Alô, alô, Realengo
Aquele Abraço!
Alô torcida do Flamengo
Aquele abraço
Chacrinha continua
Balançando a pança
E buzinando a moça
E comandando a massa
E continua dando
As ordens no terreiro
Alô, alô, seu Chacrinha
Velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha
Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha
Velho palhaço
Alô, alô, Terezinha
Aquele Abraço!
Alô moça da favela
Aquele Abraço!
Todo mundo da Portela
Aquele Abraço!
Todo mês de fevereiro
Aquele passo!
Alô Banda de Ipanema
Aquele Abraço!
Meu caminho pelo mundo
Eu mesmo traço
A Bahia já me deu
Régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
Aquele Abraço!
Prá você que me esqueceu
Ruuummm!
Aquele Abraço!
Alô Rio de Janeiro
Aquele Abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário