sexta-feira, 13 de abril de 2012

Instalada no Rio de Janeiro!

Já estou instalada no Rio de Janeiro, ontem foi um dia super looongoo porque praticamente não dormi no avião e foram 16 horas de viagem.
Aterrei nesta cidade maravilhosa às 10h da manhã, no aeroporto nacional, mesmo em frente ao mar... que beleza!!! :) E que calor e humidade, uauuuu!!!!

Foi-me buscar uma voluntária americana e apanhámos um taxi. Quando dissemos que vinhamos para Parada de Lucas, o taxista torceu o nariz e disse que não ia entrar, que lá estavam em guerra e podiam pensar que ele era polícia e revisarem o carro, fugirem com ele, etc. etc...
No entanto, lá fomos nós pela imensa e traficada Avenida Brasil e na passarela 19 virámos para a comunidade. O taxista estava com receio, mas nós dissemos para ele confiar e abrimos os vidros, cumprimentámos as pessoas, perguntámos onde era a ong CIACAC, da Neuza... e isso é o melhor cartão de visita. O táxi deixou-nos mesmo à porta e... voilá! Ali estava eu na minha nova casa!!! :)

A ong tem uma sala de aula e outra de computadores muito pequenas e um pátio na entrada. No 1º andar tem a casa da Neuza, minúscula, e no 2º andar a casa recém-acabada-de construir onde já estou a viver. Tem uma sala, uma cozinha, duas casas de banho e um quarto. Está recém-pintada e as instalações são simples mas óptimas!!! Coloco aqui as primeiras fotografias que tirei...

O meu quarto, ainda com o fogão que vai para a cozinha e os sofás da sala

A cozinha, que ainda não tem nada, mas que é bastante grande. A geladeira deve chegar na próxima semana!

A sala, que hoje já se transformou no meu escritório! :) Uma mesa, uma cadeira e a ventoínha que me acompanha para todo o lado!!!

A sala


As vistas do meu quarto! 

 As vistas da janela da sala

Ontem almoçámos na comunidade, no "Luizinho" e comi (como não poderia deixar de ser) arroz com feijão preto (deliciosos!) e filete de pescada. 

A Neuza foi-me apresentando a várias pessoas, muito simpáticas, e é importante que todos me conheçam, incluso os bandidos, como ela disse!!! Há que saber as normas e saber viver, mas não parece nada difícil!

Em princípio ainda não começarei a dar aulas na próxima semana, porque existe ainda muita coisa para organizar. A ong tem crescido muito nos últimos tempos, mas o dinheiro e a equipa de trabalho não tem acompanhado! A Neuza está sozinha, conta apenas com voluntários da comunidade que dão aulas de guitarra de manhã e de tarde e a Eliza (a americana) que dá inglês duas vezes por semana. 
Eu darei aulas de espanhol quatro vezes por semana a três turmas e provavelmente também apoio escolar, porque as crianças têm muitas dificuldades na escola e seria importante ajudá-las com os trabalhos de casa e matérias mais difíceis.

Depois fui com a Neuza a Copacabana de trêm porque ela tem lá a dentista dela e foi a uma consulta. Aproveitei para tratar de várias coisas e passear por lá, comer pão de queijo e relembrar que precisamente há 20 meses atrás andava ali a passear com o Rich em plena lua de mel...

O regresso a casa foi a parte mais dura do dia, porque decidimos regressar em ônibus e foi horrível... apanhámos tanto, mas tanto trânsito que demorámos mais de duas horas em chegar...!!!!! 

A comunidade à noite também parece pacífica e muito tranquila, há muita luz (lâmpadas penduradas de um fio ao longo do canal, parece um arraial), homens a ver futebol, crianças a brincar nas ruas. Aproveitei para arrumar as mochilas e já me deitei depois da meia-noite... muito cansada... mas com uma sensação muito boa dentro de mim!!! 

Não sei explicar, mas de alguma forma sinto como se pertencesse a esta terra, que já estou completamente adaptada e que é bem fácil viver aqui!...

3 comentários:

  1. Já lemos o teu primeiro relatório! Eu, a minha mãe e a avó ana! Estou a ver que te esperam muitas aventuras!Continua a escrever e boa sorte! Beijo GRANDE das três! Sofia, Eduarda e Avó Ana

    ResponderEliminar
  2. que bem que bem! jiji me gusta mucho leerte en portugues y sobre todo q estes tan contenta y te guste tanto todo muchos besos sigue contando q me encanta!

    ResponderEliminar
  3. Que emocionante ler este post :) Ainda bem que estas adaptada e está a correr tudo bem e vejo que já apanhaste os termos brasileiros ;)
    Força

    ResponderEliminar