terça-feira, 24 de abril de 2012

1º dia de aulas

Hoje comecei as aulas de espanhol e aprendi imenso com os meus pequenos e também com os maiores!
Aprendi que antes de ensinar o verbo ser em espanhol a miúdos de 8 e 9 anos tenho que o ensinar em português, escrever no quadro e rever em cada um dos cadernos os erros da cópia...
Aprendi que os maiores, de 17 e 19 anos, não sabiam em que continente fica o Brasil, que o espanhol se fala em muitos países, que o português também é falado em alguns países de África, que não fazem ideia onde fica Portugal, Espanha... 
Aprendi que conseguir que os mais pequenos fiquem quietos um segundo é tarefa impossível, aprendi que todos querem a minha atenção em todos os momentos, excepto naqueles em que estão a dar a borracha ou o lápis ao Tamai (o nosso cachorro), a comer bolachas às escondidas ou a desenhar o Cristo Redentor no caderno (e muito bem desenhado...).
Aprendi que não é nada fácil dar aulas, principalmente a crianças e jovens que cresceram neste ambiente pobre e violento e desenvolveram imensos problemas psicológicos. Hiperactividade e transtorno bipolar diagnosticados e medicados são o pão nosso das minhas turmas.

Saí exausta de apenas 6 horas de aulas, mas aprendi a importância deste trabalho aqui na favela.
E um beijinho de despedida, um "hasta luego, Ana!", um "estou a aprender mais aqui que na aula de geografia!" são mais do que suficientes para me dar força para continuar este desafio. 

 Como sempre, sei que aprendo e recebo mais deles do que eles de mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário