segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pré Carnaval

Eu: Oi!!!!! E aííííí, curtindo o Carnavauu?
Ela: Ei!!! Sim!!! Mas ainda não é Carnavauuu!! 
Encontro casual com uma colega de trabalho em Santa Teresa, no meio do bloco de rua Céu na Terra. Ainda não é Carnaval. Pois não. Mas então... o que foi que aconteceu este fim-de-semana???
Os blocos inundaram as ruas do Rio, repletos de gente mascarada e colorida e feliz e eufórica e louca! No largo das Neves, as casas típicas de Santa Teresa testemunharam o baile de foliões que se entregou às marchinhas de Carnaval. Se você fosse sincera/ Ô ô ô ô Aurora/ Veja só que bom que era/ Ô ô ô ô Aurora (...) Olha a cabeleira do zezé/ Será que ele é/ Será que ele é (...) Você pensa que cachaça é água? Cachaça não é água não/ Cachaça vem do alambique/ E água vem do ribeirão (...)
Ontem voltei a Madureira, e o bloco Timoneiros da Viola emocionou-me com o Paulinho da Viola sorrindo em todo o momento e cantando Foi um rio que passou em minha vida, 14 Anos, Filosofia do Samba,Timoneiro, Coração Leviano. A multidão azul e branca entoava feliz cada letra, com o samba no pé e debaixo de confettis, serpentinas e bolinhas de sabão. Reencontrei-me com as novas amizades que fiz na última feira das Yabás, reconheci caras, conheci outras, encontrei pessoas do trabalho. Madureira de repente parecia um lugar comum, familiar. De repente a bateria toma a palavra e eis que cai uma tremenda chuva sobre os corpos suados e agitados. Parece que o céu ficou invejoso e quer participar da festa e, entre raios e trovões, entra no ritmo forte e acelerado do repique, do surdo, do chocalho, do tamborim. Quanto mais forte a chuva cai, mais as pessoas sambam e saltam. É um momento completamente surreal, de euforia extrema. Noivas de branco, óculos em forma de coração, chapéus, perucas verdes, bikinis, camisetas azuis e brancas do bloco Timoneiros e da escola da Portela. É ela que despede o dia, saindo da Quadra com o mestre sala e a porta-bandeira na frente, desfilando no último ensaio técnico antes da passarela. Abre a roda, chegou Madureira...
O Carnaval ainda não começou. A sensação que me dá é que nos próximos dias, quando realmente começar, se abrirá um parêntesis na vida de todos os cariocas. (...) Nas reticências, tudo acontece. Cada um dos três pontinhos está repleto de música, cor e alegria. Venha o Carnaval 2013!
Para os que estão longe e queiram assistir ao Carnaval de rua, aqui está uma boa alternativa: http://www.youtube.com/carnaval

Sem comentários:

Enviar um comentário